Compartilhe
Acessos desde abril/2013
Acessos hoje: 96Total: 114272

Notícias

Cursos » A ordem das disciplinas
20 anos depois
 » Notícias

  Crise na UERJ - Um grupo de professores e professoras francesas lançou uma PETIÇÃO internacional de apoio à UERJ, denunciando a profunda crise financeira que se abateu sobre aquela conceituada instituição universitária. Trata-se de um documento destinado apenas à participação de cidadãos não-brasileiros. Para acessar, divulgar e participar daquela PETIÇÃO, use o seguinte e-mailsave.uerj@gmail.com .


  A revista Pedagogía y Saberes, da Universidad Pedagógica Nacional (Bogotá, Colômbia), prorrogou o encerramento da Convocatória nº 47: Filosofía, Educación y Pedagogía. Para acessar detalhes, clique aqui.


 De 2 a 4 de agosto de 2017, acontecerá a quinta edição dos já tradicionais Colóquios Nacionais Michel Foucault, na Universidade Federal de Uberlândia (MG), sob a coordenação do Prof. Dr. Haroldo de Resende. Neste ano, o tema central é A arte neoliberal de governar a educação. Para detalhes, acesse o site clicando aqui. 


 

 Revoluções da Modernidade. Está no ar a série de 4 vídeos, produzidos pelo GPEF/FEUSP e GEPEF/FEFISO, em 2016, com discussões e entrevistas sobre a Contemporaneidade.  

Para acessá-los a partir do vídeo 1, clique aqui.  


Foi lançado o número 22, deste mês de janeiro, da conceituada Revista Foucault Studies. Trata-se de uma edição temática: Foucault's Rome - Foucault and Rome Antiquity.

Para acessar a íntegra dos textos, clique aqui.

 

 


 Michel Foucault e a Teoria Queer - Chamada de artigos para a Revista Bagoas. Cristiane Marinho e Elias Veras lançaram a chamada de artigos para comporem o dossiê Michel Foucault e a Teoria Queer. Para informações detalhadas, clique aqui


 Michel Foucault: desdobramentos, organizado por Marcos Nalli e Sonia Regina Mansano  

                                 e  

Michel Foucault: Política - pensamento e ação, organizado por Haroldo de Resende 

 No dia 25/outubro, às 17:30 horas, no X Colóquio Internacional Michel Foucault, na UNICAMP, serão lançadas mais duas obras da Coleção EstudosFoucaultianos (Editora Autêntica). Com esses dois títulos, a referida Coleção chega a quase duas dezenas de livros publicados.


 

II Seminário Nacional Formação Pedagógica e Pensamento Nômade: currículo, criação e heterotopias. De 3 a 5 de abril de 2017, na UNIVATES. As inscrições já estão abertas. Para mais informações, clique aqui.


Poder pastoral e governamentalidade: paradoxos do cuidado e do governo dos outros.Conferência de Sandro Chignola (Universidade de Padua, Itália), no IHU - Instituto Humanitas Unisinos, em 27 de setembro de 2016. Assista ao vídeo completo em: https://www.youtube.com/watch?v=WyY4-Z6nRlI  ou  em  http://www.michelfoucault.com.br/?videos,24 


 

2º Encontro Internacional de Estudos Foucaultianos. De 13 a 15 de setembro de 2016, no CCHLA, da UFParaíba, em João Pessoa (PB). Para detalhes, clique aqui.

 

 

 


 

Poder pastoral e governamentalidade: paradoxos do cuidado e governo dos outros. Seminário de Sandro Chignola (Universidade de Pádua, Itália). Local: Sala Ignacio Ellacuria (IHU/UNISINOS). Dia 27 de setembro de 2016, das 14 às 17 horas. Entrada franca. Para mais informações, clique aqui.


Efeitos discursivos da inserção obrigatória da disciplina de Libras, em cursos de licenciatura no Brasil. Angela Nediane dos Santos. Nova tese de doutorado (na UFPel) disponível neste Portal Foucault et alii. Para acessar, clique aqui.


  3º Seminário Internacional Pensar de Otro Modo: herramientas filosóficas para pensar la educaciónDe 2 a 4 de novembro de 2016, acontecerá o 3º Seminário, na Universidad de Tunja, Colômbia.

Para enviar e-mail: foucault.educacion@uptc.edu.co 

Para acessar a URL do evento, clique aqui.

Para informações detalhadas, clique aqui.


Primeiro Colóquio Nacional de Filosofia Michel Foucault. 

De 7 a 9 de junho de 2016, numa promoção do Laboratório de Filosofia Contemporânea da UFRJ, acontecerá o Primeiro Colóquio Nacional de Filosofia Michel Foucault. Para mais informações sobre o Laboratório e sobre o evento, clique aqui.

 


 X Colóquio Internacional Michel Foucault: É inútil revoltar-se? Foucault e as insurreições

De 24 a 27 de outubro de 2016, na UNICAMP. Em breve, o cartaz votará ao ar.

Para detalhes, clique aqui

Para acessar diretamente a programação completa, clique aqui.

Para acessar os Resumos das Mesas e Conferências, clique aqui


XI Seminário de Educação Infantil em Debate: políticas e pedagógicas para a educação da pequena infância.

Universidade Federal do Rio Grande - FURG, entre 27 e 29 de setembro de 2016. Inscrições abertas até 16 de junho de 2016. Para detalhes, clique aqui.


Governamentalidade como ferramenta teórico-metodológica. Grupo de Estudos Culturais do PPGEd/UFRN. Convidados: Alfredo Veiga-Neto (UFRGS) e Durval Cavalcanti Jr (UFRN). Coordenação: Karyne Dias Coutinho e Mariangela Momo. Dia 1º de março (terça-feira) às 9:00 horas. Auditório da Biblioteca Central Zilá Mamede, Campus Central da UFRN, Natal (RN).


 

 Em defesa da sociedade: 40 anos depois. Seminário Avançado, no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPG-Edu/UFRGS). 

Período: março a julho de 2016. Quintas feiras alternadas, das 16:00 às 19:00 horas, na Faculdade de Educação da UFRGS, Campus Central, Porto Alegre, RS.

Professor responsável: Alfredo Veiga-Neto.

Clique para baixar Informações gerais e Plano do Curso. Periodicamente serão acrescentadas novas informações neste Portal.


Deleuze e Foucault: contribuições para o debate ambiental. Painel durante o IV Salão de Gestão Ambiental da UFRGS, com Alfredo Veiga-Neto e a Psicóloga Nilza da Silva.

Local: Auditório do ILEA/UFRGS - Campus do Vale. Dia 22 de outubro de 2015, às 14 horas.


Alunos se mobilizam a favor de trabalho que aborda a violência policial, a partir de uma perspectiva foucaultiana. Informe-se, reflita e se posicione em relação ao que está acontecendo em Sorocaba, SP. Informações em: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2015/09/alunos-se-mobilizam-favor-de-trabalho-que-aborda-violencia-policial.html 


 Saiu o último número da Revista IHU On LineCuidado de si e Biopolítica. Alusivo aos Colóquios de Biopolítica e ao XVII Simpósio Internacional IHU, este número contém variado material e entrevistas sobre Biopolítica. Para acessar na íntegra, clique aqui.


Aos 82 anos de idade, morre Oliver Saks. O mundo ficou mais triste e mais pobre. Leia mais em:

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2015/08/1675550-neurologista-e-escritor-oliver-sacks-morre-de-cancer-aos-82-anos.shtml

http://brasil.elpais.com/brasil/2015/08/30/internacional/1440927890_617327.html 

http://www.oliversacks.com/ .


Nosso colega Sílvio Gallo, da UNICAMP, publicou um texto (La production des hétérotopies à l'école : souci de soi et subjectivation) no último número da revista Le Télémaque. Para acessar o resumo ou adquirir o texto integral, clique aqui.


 O PRAZO FINAL para as remessas de trabalhos para os Colóquios de Biopolítica foi prorrogado para o dia 31 de maio de 2015.


Contra o obscurantismo e os preconceitos e a favor da inteligência e da liberdade - Igreja veta instalação da Cátedra Michel Foucault na PUC-SP 

 

 Contra o obscurantismo e os preconceitos e a favor da inteligência e da liberdade IX - Acesse a página no Facebook que aglutina notícias sobre o assunto: https://www.facebook.com/emdefesadacatedra?fref=ts 

 Contra o obscurantismo e os preconceitos e a favor da inteligência e da liberdade VIII - Protesto para manter Cátedra Foucault na PUC-SP, ocorrido no dia 25 de maio de 2015. Clique aqui.

 Contra o obscurantismo e os preconceitos e a favor da inteligência e da liberdade VII - Assista ao debate Cátedra Michel Foucault e a Filosofia do Presente, ocorrido dia 13 de maio de 2015, na PUC-SP. Participantes: Salma Muchail, Edson Passetti e Paul Pelbart. Clique aqui.

 Contra o obscurantismo e os preconceitos e a favor da inteligência e da liberdade VI - leia o Manifesto a favor da instalação da Cátedra Michel Foucault na PUC-SP, assinado pelo Grupo de Pesquisa Michel Foucault (PUC-SP/CNPq): 

 Contra o obscurantismo e os preconceitos e a favor da inteligência e da liberdade V - assine a petição pública internacional em defesa da cátedra Michel Foucault, na PUC-SP. É simples e rápido: http://foucault.lrdsign.com/ 

 Contra o obscurantismo e os preconceitos e a favor da inteligência e da liberdade IV - leia o manifesto dos professores do Departamento de Filosofia da PUC-SP. Clique aqui.

 Contra o obscurantismo e os preconceitos e a favor da inteligência e da liberdade III - leia a matéria publicada na Folha de São Paulo sobre o veto da Igreja à instalação da Cátedra Foucault na PUC-SP. Clique aqui

 Contra o obscurantismo e os preconceitos e a favor da inteligência e da liberdade II - leia, na Folha de São Paulo, a notícia sobre o recurso da PUC-SP contra veto da Igreja à Cátedra Foucault. Clique aqui.

 Contra o obscurantismo e os preconceitos e a favor da inteligência e da liberdade I - assine a petiçao pública em defesa da Cátedra Foucault, na PUCSP. É simples e rápido; basta acessar o site e seguir as instruçoes: 

http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR81692

 


Na sessão de encerramento do IX Colóquio Internacional Michel Foucault, realizada no dia 17 de abril de 2015, no Instituto Ricardo Brennand, em Recife, a Profª Drª Margareth Rago (falando em seu nome e em nome do Prof. Dr. Sílvio Gallo), colocou-se à disposição de todos para sediar, na UNICAMP, o X Colóquio Internacional Michel Foucault, provavelmente em outubro de 2016. Tal oferta foi calorosamente aplaudida pelas centenas de pessoas presentes.


Foi lançada a Convocatória para a Revista Colombiana de Educación, sobre o tema Público y Privado en los sistemas educativos: diferencias, tensiones y equilibrios. Para mais informações, clique aqui.


Foi lançada a Convocatória para os Colóquios de Biopolítica (V Colóquio Latino-Americano de Biopolítica, III Colóquio Internacional de Biopolítica e Educação, XVII Simpósio Internacional IHU) - Saberes e Práticas na Constituição dos Sujeitos na Contemporaneidade - de 21 a 24 de setembro de 2015. UNISINOS (S. Leopoldo, RS).


Oliver Sacks se despede, após anunciar câncer terminal. Vale a pena ler, em http://brasil.elpais.com/brasil/2015/02/19/cultura/1424366454_934409.html .


Já está no ar o site do IV Colóquio Nacional Michel Foucault, a se realizar de 2 a 4 de setembro de 2015, na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais.


 Seminário Aberto Proust, Deleuze e os Signos da Escola - dia 4 de dezembro de 2014, na Faculdade de Educação da UFRGS, Campus Centro, Porto Alegre, RS. Promoção do PPG-Ensino de Matemática/UFRGS, CAPES e PIBID. Inscrições com fernanda.kettermann@ufrgs.br.


Prof. Dr. Diogo Sardinha, presidente da Assembleia Colegiada do Collège International de Philosophie, proferirá conferência (dia 25 de setembro) no Encontro de Filosofia - Foucault e Kant, a se realizar na UFSCar, nos dias 24 e 25 de setembro de 2014 (São Carlos, SP).


 I Seminário Internacional Filosofia & Educação: a atualidade do pensamento de Michel Foucault. Nos dias 8, 9 e 10 de outubro de 2014, no IFSul - campus Pelotas, RS. Para mais informações, clique aqui.


Racialismo, Eugenia e Educação no Brasil. Sessão pública de Defesa de Projeto de Tese de Doutorado de Gustavo da Silva Kern, no PPG-Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dia 28 de julho, às 10 horas, na sala 608 (FACED/UFRGS - campus central). Para mais detalhes, clique aqui.


Foucault, os foucaultianos e os marxismos. Seminário no Salão Nobre do IFCS da UFRJ, no dia 22 de maio, às 14 horas, por André Yasbek, Guilherme Castelo Branco e Luiz Eduardo Motta. 


Universidad Nacional de la Patagonia Austral - Río Gallegos, República Argentina. Programa de Capacitación Docente - de 12 a 16 de maio de 2014. Curso de Posgrado: "Educación y Transformaciones Contemporáneas: nuevos dispositivos, nuevas subjetividades", por Alfredo Veiga-Neto (UFRGS - Brasil). Para mais informações, clique aqui.


Revista PARALAJE abre convocatória para dossiê n. 11: "Michel Foucault. Una retrospectiva filosófica a 30 años de su muerte". Para mais detalhes, clicar aqui.


 II Seminário Internacional Pensar de Otro Modo: resonancias de Foucault Educación - de 1º a 3 de outubro, em Bogotá. Clique aqui para acessar a chamada, com detalhes sobre o evento.


 PreALAS 2014 - de 7 a 9 de maio, em El Calafate, Patagonia Argentina. Tema central: "Desigualdades na América Latina". Novos detalhes em http://prealas2014.unpa.edu.ar 


 XI Colóquio sobre Questões Curriculares / VII Colóquio Luso-Brasileiro e I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares

Já está no ar a página dos Colóquios Curriculares. Trata-se de importante evento científico bienal, que congrega docentes e investigadores da área dos Estudos Curriculares. Acesso direto: http://webs.ie.uminho.pt/coloquiocurriculo/ .


Acaba de ser lançado o dossiê Estudos foucaultianos e Educação, na Revista Textura (Ulbra), n. 25, organizado por Karla Saraiva. Acesso aos textos em http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/issue/view/86.


Foram lançados os volumes IX e X da edição brasileira dos Ditos & Escritos (gen/Forense Universitária). 


VI Seminário Nacional e II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade. O evento acontecerá na Universidade Federal de Juiz de Fora, entre os dias 24 e 26 de setembro de 2014. Informações detalhadas em http://www.corpogenerosexualidade.com/ .


Saiu o último número da Revista Fermentário, do Departamento de Historia y Filosofí­a de la Educación. Instituto de Educación. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación. Universidad de la República. Uruguay. Dossiê Cuidados de si. Acesso aos textos: http://www.fermentario.fhuce.edu.uy/index.php/fermentario/issue/current .


 O PPG-Educação/FEUSP e o PEPG-Filosofia da PUCSP (Grupo de Pesquisa Michel Foucault) realizarão o I Encontro de Pesquisa Michel Foucault, nos dias 12 e 13 de novembro de 2013. Para acessar a programação completa, clique aqui.


Com quase quase mil participantes, encerrou-se no último dia 25 de outubro, na UERJ e sob a coordenação de Vera Portocarrero e Heliana Conde, o VIII Colóquio Internacional Michel Foucault. Por sugestão de Durval Albuquerque Jr., o próximo colóquio será realizado em Recife, em 2014, como evocação aos 30 anos da morte de Michel Foucault.


Diogo Sardinha assumiu a presidência da Assembleia Colegial do Collège International de Philosophie, em Paris, para um mandato de 3 anos. De nacionalidade portuguesa, Diogo vive há vários anos em Paris, sendo o primeiro pesquisador estrangeiro a assumir esse cargo, desde a fundação do Collège, por Jacques Derrida, François Châtelet, Jean-Pierre Faye e Dominique Lecourt, há 30 anos. Atualmente, Diogo se encontra em N. York, como professor convidado da Columbia University.