Compartilhe
Acessos desde abril/2013
Acessos hoje: 96Total: 114272

Teses

Produções » Teses

O Portal Foucault et alii não se responsabiliza pela qualidade, pertinência ou originalidade dos textos aqui publicados; seus conteúdos são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.


 A inclusão como rede: uma análise de prática de professores de Educação Física na Contemporaneidade. Tese de Doutorado de Roseli Belmonte Machado, no PPG-Educação em Educação da UFRGS. Orientador: Alfredo Veiga-Neto.


  Educação matemática e subjetivação em formas de vida da imigração alemã no Rio Grande do Sul no período da campanha de nacionalização. Tese de Doutorado de Débora de Lima Velho Junges, no PPG-Educação/UNISINOS. Orientadora: Gelsa Knijnik.


Práticas de correção e aprendizagem: produção de subjetividades na Contemporaneidade. Tese de Doutorado de Juliane Marschall Morgenstern, no PPG-Educação/UNISINOS. Orientadora: Maura Corcini Lopes.


Lésbicas e professoras: modos de viver o gênero na docênciaTese de Doutorado de Patrícia Daniela Maciel, no PPG-Educação/UFPel. Orientadora: Maria Manuela Alves Garcia.


Da escola à empresa educadora: a inclusão como uma estratégia de fluxo-habilidade. Tese de Doutorado de Tatiana Luiza Rech, no PPG-Educação/UFRGS. Orientador: Alfredo Veiga-Neto.


 Governamentalidade e autoridade na Educação: a conduta ética como ação política em FoucaultTese de Doutorado de Antônio Luiz de Moraes, no PPG-Educação/UFRGS. Orientador: Alfredo Veiga-Neto.


Tornar-se professor/a: matriz de experiência e processos de subjetivação na iniciação à docência. Tese de Doutorado de Sandra de Oliveira, no PPG-Educação da UNISINOS. Orientadora: Elí Henn Fabris.


Performatividade e inclusão no movimento Todos pela Educação. Tese de doutorado de Morgana Domênica Hattge, no PPG-Educação da UNISINOS. Orientadora: Maura Corcini Lopes.


A questão do governo: qual a relação entre éthos crítico e éthos parrhesiástico no último Foucault? Tese de Doutorado de Rogério Luís R. Seixas, no PPG-Filosofia da UFRJ. Orientador: Guilherme Castelo Branco.


Dispositivo da Tecnocientificidade: a Iniciação Científica ao alcance de todos. Tese de Doutorado de Daiane Martins Bocasanta, no PPG-Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), defendida em janeiro de 2014. Orientadora: Gelsa Knijnik.


Disseminação das tecnologias digitais e promoção da inclusão digital na Educação Pública: estratégias da governamentalidade eletrônicaTese de Doutorado de Carine Bueira Loureiro, no PPG-Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), defendida em dezembro de 2013. Orientadora: Maura Corcini Lopes.


A proliferação das Políticas de Assistência Social na educação escolarizada: estratégias da governamentalidade neoliberal. Tese de Doutorado de Kamila Lockmann, no PPG-Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, defendida no dia 26 de agosto de 2013. Orientador: Alfredo Veiga-Neto. Texto integral em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/79669 .

Texto de Apresentação


Marcos da vida viável, marcas da vida vivível: o governamento da diversidade sexual e o desafio de uma ética/estética pós-identitária para a teorização político-educacional LGBT. Tese de Doutorado de Jamil Cabral Sierra, no PPG-Educação da Universidade Federal do Paraná; defendida em 27 de março de 2013. Orientadora: Maria Rita de Assis César.


Família S/A - Um estudo sobre a parceria família-escola. Tese de Doutorado de Maria Cláudia Dal'Igna, no PPG-Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; defendida em 2011. Orientadora: Dagmar Estermann Meyer.


A escola na mídia - nada fora de controle. Tese de Doutorado de Cristianne Maria Famer Rocha, no PPG-Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; defendida em 2005. Orientador: Alfredo Veiga-Neto.


A emergência da Psicopedagogia no Brasil. Tese de Doutorado de Karyne Dias Coutinho, no PPG-Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; defendida em 2008. Orientador: Alfredo Veiga-Neto.


As crianças de seis anos no Ensino Fundamental de nove anos e o governamento da infância. Tese de Doutorado de Maria Renata Alonso Mota, no PPG-Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; defendida em 2010. Orientador: Alfredo Veiga-Neto.


Autoajuda e Educação: uma genealogia das antropotécnicas contemporâneas. Tese de Doutorado de Dora Lilia Marín-Díaz, no PPG-Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; defendida em 2013. Orientador: Alfredo Veiga-Neto.


Desenvolvimento e governamentalidade (neo)liberal: da administração à gestão educacional. Tese de Doutorado de Viviane Klaus, no PPG-Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; defendida em 2011. Orientador: Alfredo Veiga-Neto.


Formação continuada: cartas de alforria e controles reguladores. Tese de Doutorado de João de Deus dos Santos, no PPG-Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; defendida em 2006. Orientador: Alfredo Veiga-Neto.


Inclusão escolar e a Educação para Todos. Tese de Doutorado de Iolanda Montano Santos, no PPG-Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; defendida em 2010. Orientador: Alfredo Veiga-Neto.