Compartilhe
Acessos desde abril/2013
Acessos hoje: 155Total: 152686

Lançamentos

Notícias & Eventos  » Lançamentos

 Impressões de Michel Foucault. Acaba de ser lançado o último livro de Roberto Machado, pela n-1 edições (São Paulo). Em primorosa edição, Machado nos oferece depoimentos riquíssimos, vivos e emocionantes, recriando a atmosfera parisiense (e também brasileira) de onde e quando viveu Michel Foucault, bem como suas experiências acadêmicas com o filósofo. Imperdível.

Para detalhes e aquisição, clique aqui.


 La actualidad de Michel Foucault. Acaba de ser lançado, pela Escolar & Mayo Editores, esse interessante estudo, de autoria de Castro Orellana e Adán Salinas Araya. Para acesso direto: http://www.escolarymayo.com/libro/la-actualidad-de-michel-foucault_39385/ 


 Ética e Pesquisa em Educação: questões e proposições às Ciências Humanas e Sociais. Organizada por Luís Henrique Sacchi dos Santos e Lodenir Becker Karnopp (ambos da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), e editada pela Editora da UFRGS, está sendo lançada essa coletânea de textos inéditos, tendo como foco principal a ética no campo da pesquisa educacional. Em breve, mais detalhes neste Portal.


Relações Antropológico-Críticas na Arqueologia de Michel Foucault. De autoria de Richer Fernando Borges de Souza, acaba de ser lançado pela Editora Fi (Porto Alegre, RS). Para acessar e baixar gratuitamente a obra (na íntegra), clique aqui.

 


INCLUSÃO E APRENDIZAGEM: contribuições para pensar as práticas pedagógicas. Organizado por Carine B. Loureiro e Rejane R. Klein e editado pela Appris, já está à venda essa reunião de discussões e investigações sobre a inclusão escolar, produzida por membros do GEPI/UNISINOS/CNPq (Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão). Disponível em edição impressa e em e-book.

Sem assumir as costumeiras exaltações ou prescrições salvacionistas que hoje são o lugar-comum na bibliografia pedagógica brasileira, o livro problematiza tanto os aspectos positivos quanto os aspectos problemáticos da inclusão, na Educação Básica, na Educação Superior e, talvez principalmente, nos cursos de formação de professores. Para detalhes ou aquisição, clique aqui.


Acaba de ser lançado o primeiro número da Revista DORSAL. Trata-se de uma revista digital con acesso aberto, semestral e associada à Red Iberoamericana Foucault, à Cenaltes Ediciones e ao Departamento de Historia de la Filosofía, Estética y Teoría del Conocimiento, da Universidad Complutense de Madrid. Para acessar o conteúdo completo, clique aqui.


 Michel Foucault: desdobramentos, organizado por Marcos Nalli e Sonia Regina Mansano  

                                 e  

 Michel Foucault: Política - pensamento e ação, organizado por Haroldo de Resende 

 No dia 25/outubro, às 17:30 horas, no X Colóquio Internacional Michel Foucault, na UNICAMP, serão lançadas mais duas obras da Coleção EstudosFoucaultianos (Editora Autêntica). Com esses dois títulos, a referida Coleção chega a quase duas dezenas de livros publicados.


 

Condição humana e educação do amor-próprio em Jean-Jacques Rousseau. De autoria de Claudio A. Dalbosco (UPF), foi recém lançado, pela Edições Loyola, durante a XI ANPEd-Sul, em Curitiba. 


 

O sujeito da interpretação em Nietzsche e Foucault. De autoria de Sérgio Fernando Maciel Corrêa e editado pela CRV, acaba de ser lançado O sujeito da interpretação em Nietzsche e Foucault. Para acessar o sumário, clique aqui. Para visualizar a capa, clique aqui

 


 Ensaios sobre Michel Foucault no Brasil. Presença, efeitos, ressonâncias. De autoria de Heliana de Barros Conde Rodrigues e editado pela Lamparina (RJ), acaba de ser lançado Ensaios sobre Michel Foucault no Brasil. Confira o sumário, clicando aqui.


 Está sendo lançada a chamada para o primeiro número da Revista de Estudios Foucaultianos Dorsal. Trata-se de uma revista digital con acesso aberto, semestral e associada à Red Iberoamericana Foucault, a Cenaltes Ediciones e ao Departamento de Historia de la Filosofía, Estética y Teoría del Conocimiento, da Universidad Complutense de Madrid. Para acesso direto, clique aqui


 Saberes e práticas na constituição dos sujeitos na Contemporaneidade.  

Com 1906 páginas, o livro eletrônico contém os textos integrais do V Colóquio Latino-Americano de Biopolítica / III Colóquio Internacional de Biopolítica  e Educação / XVII Simpósio Internacional IHU e está gratuitamente disponível. O evento foi realizado nos dias 21 a 24 de setembro de 2015, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Clique aqui para acessar o e-book na íntegra. 


A coragem da verdade e a ética do intelectual em Michel Foucault. De autoria de Priscila Piazentini Vieira, acaba de ser lançado pela Editora Intermeios, essa obra que vem enriquecer a biblioteca brasileira no campo dos Estudos Foucaultianos. Para detalhes, clique aqui. Para acessar o site da FAPESP, com comentários sobre a obra, clique aqui.


Lançado mais um númeo do Caderno IHU Ideias- Biopoder e a constituição étnico-racial das populações: racialismo, eugenia e a gestão biopolítica da mestiçagem no Brasil. De autoria de Gustavo da Silva Kern, esse número 230 pode ser acessado, na íntegra, em:

http://www.ihu.unisinos.br/images/stories/cadernos/ideias/230cadernosihuideias.pdf 


A revista Le Télémaque acaba de lançar o nº 47, com o dossiê Michel Foucault: héritage et perspectives en éducation y formation. Para acessar os resumos ou adquirir os textos, clique aqui.


Foi lançado mais um número de Com Ciência - Revista Eletrônica de Jornalismo Científico (SBPC).


 

Acabam de ser lançados mais 3 livros da Coleção Estudos Foucaultianos, da Editora Autêntica:

(para detalhes, preços, resumos, clique nos títulos abaixo)

 

Autoajuda, educação e práticas de si: genealogia de uma antropotécnica, de Dora Marín-Díaz.

 

 

 

Michel Foucault: Filosofia e Biopolítica, de Guilherme Castelo Branco.

 

 

 

Michel Foucault: o governo da infância, organizado por Haroldo de Resende.

 

 

 

 


  

Foi lançada a 2ª edição do livro Narrar o passado, Repensar a História, organizado por Margareth Rago e Renato Aloizio Gimenez e editado pela UNICAMP (Série Ideias). Para acesso ao livro completo, clicar aqui.

 


 

 Foi lançado o número 18 (out/2014) do Foucault Studies: Ethnographies of Neoliberal Governmentalities. Acesso a todo o material em: http://rauli.cbs.dk/index.php/foucault-studies/index .


Foi lançado recentemente o livro A ordem do Discurso na Educação Especial, pela EDUFMA, de autoria de Ramom Luís de Santana Alcântara. Com 251 páginas, trata-se de uma obra muito interessante e importante no campo em que os Estudos Foucaultianos se articulam com a Educação Especial.


 Atenção: saiu o último número de Labrys: Feminismos leem Foucault.


Acesse o n. 82 de Rue Descartes, sob o título geral L'homme après sa mort, Kant après Foucault.


Lançados os textos relativos ao 1º Encontro Internacional de Estudos Foucaultianos: governamentalidade e segurança. O evento ocorreu em maio do corrente ano (2014), em João Pessoa, Paraíba, sob a coordenação geral de Nildo Avelino (UFPb).


 Lançados os números 2 e 3 de Sisyphus - Journal of Education, uma publicação da Universidade de Lisboa. Para acessar a íntegra de Sisyphus, clique aqui.


 Foi lançada a 2ª edição de Foucault e a Função-Educador, de autoria de Alexandre Filordi de Carvalho, na Coleção Fronteiras da Educação (Editora UNIJUÍ). Trata-se de um excelente estudo acerca da atividade docente, em que o leitor é convidado a pensar de outros modos seu trabalho e seu papel (como sujeito diante de outros sujeitos, afetando-os e sendo por eles afetado).


Acaba de ser lançado o n. 38 da Revista Pedagogía y Saberes, cujo tema principal é Biopolítica e Educação. Trata-se de publicação de elevado prestígio, editada pela Facultad de Educación da Universidad Pedagógica Nacional, Bogotá, Colômbia. Acesso em http://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/PYS .


Acaba de ser lançado o dossiê Estudos foucaultianos e Educação, na Revista Textura (Ulbra), n. 25, organizado por Karla Saraiva. Acesso aos textos em http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/issue/view/86.


Acaba de ser lançado o dossiê Foucault inédit, no Magazine Litteraire n. 540, jan/2014. Para acessá-lo, clique aqui.


Foi lançado o primeiro número do periódico Desidades - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude.


Foi lançado, no dia 18 de dezembro, às 18 horas, na FACED/UFRGS, o último número de Educação & Realidade, revista da Faculdade de Educação da UFRGS, agora com conceito A1 pela CAPES. Nesse n. 38, o dossiê é "Literatura Infantil e Diferenças".


Currículo e Inclusão na Escola de Ensino Fundamental - Organizado por Clarice Traversini, Maria Isabel Dalla Zen, Elí Henn Fabris e Maria Cláudia Dal'Igna, acaba de ser lançado pela EdiPUCRS, em formato e-book. Acesso ao texto completo em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/Ebooks/Pdf/978-85-397-0376-0.pdf . Patrocínio da UFRGS e apoio da UNISINOS.


 O mesmo e o outro: 50 anos de História da Loucura. Organizado por Salma Muchail, Márcio Alves Fonseca e Alfredo Veiga-Neto, será lançado o 11º volume da Coleção Estudos Foucaultianos (Editora Autêntica), no dia 23 de outubro, às 19 horas, na Livraria República (Hall do Térreo da UERJ, Campus Maracanã), como parte da programação do VIII Colóquio Internacional Michel Foucault (evento na UERJ, de 22 a 25 de outubro).

 

   

 Inclusão e Biopolítica. Autoras: Elí Henn Fabris e Rejane Ramos Klein. Este 12º volume da Coleção Estudos Foucaultianos (Editora Autêntica) será lançado no dia 23 de outubro, às 19 horas, na Livraria República (Hall do Térreo da UERJ, Campus Maracanã), como parte da programação do VIII Colóquio Internacional Michel Foucault (evento na UERJ, de 22 a 25 de outubro).

 

 



  BIOPOLÍTICA: gubernamentalidad, educación, seguridad - Cuadernos de Trabajo # 1. Universidad Pedagógica de Buenos Aires, República Argentina. Textos de Edgardo Castro, Silvia Grinberg, Pat O'Malley, Alfredo Veiga-Neto.


 Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação - Acaba de ser lançado o n. 20 (mai-out/2013) da Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, com um dosiiê sobre biopolítica e educação. Os textos estão disponíveis em http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/.


 PROMETEUS - Filosofia em Revista. Saiu o último número de PROMETEUS (Univ. Fed. Sergipe), com a tradução das conferências de Michel Foucault, na Universidade de Berkeley, entre outubro e novembro de 1983. Acesso direto aos textos integrais: http://seer.ufs.br/index.php/prometeus/issue/current/showToc .


A aventura de contar-se - De autoria de Margareth Rago, será lançado no dia 27 de agosto de 2013, às 18:30 horas, na Livraria Cultura (Conjunto Nacional, térreo da loja, Av. Paulista 2073, Bela Vista, São Paulo, SP) 


Paisagens e tramas: o gênero entre a história e a arte - De autoria de Margareth Rago e Ana Carolina Toledo Murgel, pela Editora Intermeios, de São Paulo.


Cuadernos de Pensamiento Biopolítico Latinoamericano - UNIPE - Recentemente lançado, em Buenos Aires, organizado por Mercedes Ruvituso e publicado pela UNIPE - Universidad Pedagógica. 


 Revista Pro-Posições lança a Chamada de Artigos para o dossiê "O efeito Foucault na Educação", a ser publicado em 2014. O prazo final para a submissão de artigos é 30 de novembro de 2013. Para informações sobre o dossiê, clique aqui.


Mulheres, ditaduras e memórias - Susel Oliveira da Rosa. Editora Intermeios e FAPESP (São Paulo, SP).

Lançamento dia 7 de junho de 2013, no Auditório 412 do CCHLA, Campus I, da UFPB, João Pessoa, Pb.